sábado, 27 de junho de 2015

Confira aqui, todo o balanço da operação Andaime, que aconteceu na manhã de ontem no sertão paraibano!

A cidade de Cajazeiras acordou na manhã da última sexta feira(26) com a Polícia Federal nas ruas.

Toda aquela agitação se tratava na verdade de uma mega operação da PF, Ministério Público juntamente com a Controladoria Geral da União (CGU).

A operação Andaime, como foi denominada, realizada nas cidades de Cajazeiras, Cachoeira dos Índios, Bernadino Batista e Joca Claudino teve o intuito de apurar irregularidades licitatórias e em contratos públicos de dezesseis cidades paraibanas. No total foram investigados recursos superiores a 18 milhões de reais, além de outras infrações em vendas de notas fiscais em obras de serviços e engenharia como também fraudes em montagem em processos licitatórios.


 A CGU apontou a existência de convênios com prazo de vigência expirado; editais com cláusulas restritivas; pagamentos por serviços não executados; vínculos e favorecimento entre empresas; indícios de conluio entre licitantes; e superfaturamento.

As investigações também revelaram a existência de “empresas fantasmas”, que participavam e venciam fraudulentamente licitações que, no fim, eram executadas pelas próprias prefeituras. Engenheiros das prefeituras contratavam pessoas da localidade para executar as obras, enquanto empresas envolvidas no esquema forneciam notas fiscais.

Os investigados responderão pelos crimes de fraude à licitação, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, entre outros. Estão sendo cumpridos dezoito mandados de busca e apreensão, dez mandados de prisão, quatro mandados de condução coercitiva e quinze mandados de sequestro de bens. Participam da operação cerca de cem pessoas, entre policiais federais e auditores da CGU.
A polícia ainda conseguiu sequestro de bens no total de 174 mil reias.

Foram presos preventivamente, o construtor cajazeirense Francisco Justino do Nascimento e sua esposa Laninha Alexandre, além do engenheiro Wendel Dantas, esposo da atual prefeita de Joca Claudino, Lucrécia Adriana.

Já as prisões temporárias foram decretadas para o empresário Mário Messias Filho (Marinho), que também vai responder pelo crime de porte de arma e munição, tendo sido arbitrada uma fiança de cinco salários mínimos, os engenheiros Horley Fernandes e seu filho Arley Braga e Marcio Braga, além de Hélio Farias e Afrânio Gondim.

O juiz Federal de Sousa atendeu pedidos de advogados e concedeu prisão domiciliar para Horley Fernandes e Hélio Farias, em virtude do fato de terem se submetido a cirurgia cardíaca

Os envolvidos foram levados até a cidade de Patos para serem apresentados ao delegado federal responsável pela operação.
Às 15 horas foi prestada uma entrevista a imprensa.

Os presos foram trazidos de volta para Cajazeiras.
As mulheres foram encaminhadas para a cadeia feminina e os homens para o presídio regional, ambos situados em Cajazeiras.




Informações da CGU, do Blog Adjamilton Pereira e Blog Angelo Lima.

Fotos Angelo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deixados em nossas postagens por internautas não representam a nossa opinião. Sendo assim, o Blog Henrique Nogueira está isento de qualquer culpa ou responsabilidade por infrações as leis.

Henrique Nogueira
Sem papas na lingua